quinta-feira, 21 de março de 2013

Um estímulo à leitura



No mundo tecnológico em que vivemos, o que não falta são opções de entretenimento. O mercado não para e, a cada dia, surgem novos filmes, jogos online e smartphones para preencher as horinhas de tédio.

Com tantas opções, algumas vezes a leitura acaba ficando em segundo plano, que é grande erro do ser humano, pois é a literatura que exercita nossa imaginação e se torna essencial para o desenvolvimento do nosso cérebro.

Mas não se preocupe! Se você não tem a leitura como hábito diário, nós damos as dicas de como inseri-la ao seu dia-a-dia.

          - Assunto favorito: identifique temas que você gosta e que chamem a sua atenção. Este é o primeiro passo para que você possa adquirir o hábito. Do que você gosta? Romance, suspense, terror, biografias? Basta definir o tema e mãos à obra!
          - Horário: escolha um horário fixo diário para a leitura – pode ser no ônibus, no horário de almoço, antes de dormir ou intervalos de aula;
          - Tipos de escrita: se você não gosta de textos longos ou sempre com o mesmo padrão de escrita, existem opções como: crônicas, poemas, contos, autobiografias, entre outros;
         - Decoração: gosta de decorar ambientes? Então crie um espaço de leitura na sua casa ou no seu quarto. Um ambiente pequeno, bem iluminado e confortável;
          - Visitas: conheça as bibliotecas da sua cidade ou visite livrarias. Tocar o livro, sentir o cheiro e estar em um ambiente que estimule a leitura vai deixar você com vontade;
          - Pesquise: converse sobre livros com seus colegas, amigos e familiares. Você pode pedir sugestões e trocar ideias. Usar seu tempo na internet para fazer uma pesquisa de leitura também é válido. Vários sites dão dicas de livros para quem quer começar a leitura;
          - Best sellers: nem sempre "a voz do povo é a voz de Deus", mas procurar na prateleira dos mais vendidos pode ser uma boa saída. Ver quais são os títulos mais procurados pode ajudar a optar por um. Lembrando que os clássicos da literatura também são uma opção.

Dica de leitura Applicato

Um livro que envolve suspense, romance e drama é O Hipnotista, de Lars Kepler – pseudônimo do casal sueco Alexander Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril.

A história começa com o massacre de uma família nos arredores de Estocolmo que abala a polícia sueca. Os assassinatos chamam a atenção do detetive Joona Linna, que acaba assumindo o caso.

O criminoso está foragido e há somente uma testemunha: o filho de 15 anos, que sobreviveu ao ataque. Quem cometeu os crimes o queria morto: ele recebeu mais de cem facadas e está em estado de choque no hospital de Estocolmo

Desesperado por informações, Linna só vê uma saída: a hipnose. Ele convence o Dr. Erik Maria Bark, especialista em pacientes psicologicamente traumatizados, a hipnotizar o garoto na esperança de descobrir o assassino por meio das memórias da vítima.

Bark jurara nunca mais exercer a hipnose, mas quando ele quebra a promessa e hipnotiza o garoto, uma longa e aterrorizante sequência de acontecimentos dá início à trama. E, é claro, que não vamos contar o final aqui pra você.

Mas esta é uma boa dica de leitura para quem quer ser inserido ao mundo dos livros.

Leia e depois volte para nos contar o que achou!

0 comentários:

Postar um comentário