terça-feira, 16 de abril de 2013

Das quadras à moda!


Editorial da Teen Vogue de junho de 2012
A influência dos torneios de tênis na moda não é um fato recente. Desde a chegada da categoria feminina nos campeonatos, que ocorreu em em 1884, o uniforme das jogadoras passou por inúmeras mudanças que iam desde o comprimento, passando pela cor e forma.

Com a profissionalização do esporte e o aumento da competitividade, as atletas acabaram se tornando uma espécie de vitrine para diversas marcas inserirem seu nome no esporte. Porém, a preocupação com a estética se manteve lado a lado com a performance da jogadora. Assim, como as raquetes, que deixaram de ser produzidas em madeira, as roupas também mudaram (e para melhor!) para abranger a beleza das nossas garotas!
Hermès e Prada
Na época de May Sutton, a primeira americana a vencer o Torneio de Wimbledon em 1905, usava-se saias longas e blusas que cobriam o cotovelo. May chocou os espectadores quando adotou uma camiseta de botões e mangas curtas.

Já na década de 1920, a francesa Suzanne Lenglen encurtou as saias e trocou as viseiras por faixas de cabelo. Em 1932, Alice Marble adotou os shorts, escandalizando a sociedade e se colocando a favor da independência feminina.

Suzanne Lenglen à esq. em 1930 e Alice Marble em 1938
De lá para cá, as vestimentas foram encurtadas e algumas jogadoras até se tornaram sinônimo de elegância, dentro e fora das quadras.

O tênis, apesar de considerado um esporte de elite, serve de inspiração constante no mercado da moda mundial. Exemplo disso é a Applicato que, em suas últimas coleções, trouxe estampas com ícones do tênis em suas peças. Afinal, mais do que inspiração, o tênis e seus atletas são sinônimos de elegância.
Inverno 2013 - Applicato


0 comentários:

Postar um comentário