quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Botuverá: cidade de tradição e belezas naturais

A coleção de inverno da Applicato este ano homenageia a Itália, lembrando das raízes de nosso município, Botuverá. Essa pequena cidade catarinense, localizada no Vale do Itajaí, conserva tradições ancestrais trazidas pelos colonizadores italianos. Os imigrantes começaram a povoar essa região em 1876 e chamavam o local de "Porto Franco". 

A Igreja Matriz, localização no mapa de Santa Catarina e uma das casas na zona rural da cidade 

A maioria dos imigrantes que aqui chegaram vieram de Bergamo, uma bela cidade ao norte da Itália, e as tradições daquele país ainda se mantém fortes em Botuverá. Para se ter uma ideia, 95% das famílias ainda fala italiano. Por aqui há três dialetos da língua oficial: Bergamasch, Tiroles e Mantoano. Alguns costumes também continuam bem presentes no município, como a produção de vinhos e queijos. Em homenagem a nossos colonizadores, anualmente realiza-se aqui a Festa Bergamasca. O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de junho (no dia 9 comemora-se também o dia da emancipação de Botuverá).

Bérgamo, na Itália

Nossa cidade atrai muitos visitantes por suas belezas naturais. A Gruta de Botuverá é tida como a mais ornamentada caverna do sul do Brasil, com incontáveis espeleotemas (esculturas feitas pelo gotejamento da água) e uma extensão de aproximadamente 1.200 metros.


A cidade também é formada por morros arborizados, onde trilhas levam a cachoeiras. A pé, a cavalo ou de bicicleta, há muita área verde para se fazer belos passeios. O local mescla muita natureza, pequenas residências e típicas construções antigas. E este foi o cenário escolhido pela Applicato para fotografar o catálogo da coleção Inverno/2013. O resultado ficou lindo! Confira mais fotos aqui


0 comentários:

Postar um comentário