Diariamente, há mais de 24 milhões de pessoas pedalando no Brasil, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Seja como meio de transporte ou para fazer exercícios físicos, pedalar está cada vez mais ligado a um estilo de vida saudável e moderno. E você, já pensou em aderir à bicicleta no seu dia a dia? Os benefícios dessa escolha não são novidade, mas não custa lembrar!
Mais Qualidade de Vida
Experimente trocar o carro pela bicicleta quando for a um lugar perto de casa. Isso pode ser menos estressante e mais barato. Sobre duas rodas, você não gasta com combustível e estacionamento, foge de engarrafamentos e preserva o meio ambiente.
Adeus Gordura
De acordo com livro Cycling for Health and Fitness (Ciclismo para Saúde e Fitness, em tradução livre), em uma hora de exercício é possível queimar até 700 calorias. Melhor: como não há impacto nas articulações, você consegue realizar a atividade por muito mais tempo do que em outros exercícios aeróbicos, como a corrida, por exemplo. “Com meia hora de bike por dia você já percebe todos os benefícios para o corpo”, afirma Ricardo Arap, especialista em treinamento esportivo na Universidade Mission Bay (EUA) e diretor técnico da Race Consultoria Esportiva, em São Paulo.
Corpo Forte
Além de melhorar o sistema respiratório e cardiovascular, andar de bike ainda garante músculos. “O ciclismo fortalece, principalmente, a musculatura das pernas. Mas o esporte também trabalha ombros, costas, braços e peitoral”, explica Arap.
Números
270 km
é o tamanho da malha cicloviária do Rio de Janeiro, a maior entre as cidades brasileiras.
24 milhões
de brasileiros pedalam todos os dias, segundo a Abraciclo. Destes, cerca de 53% usam a bike como transporte.
700 cal
é o quanto você pode perder pedalando em uma hora.
R$ 875
é o gasto mensal para manter um carro popular, segundo o educador financeiro Renaldo Domingos, autor do livro Livre-se das Dívidas.
150 g
é quantidade de dióxido de carbono que você deixa de emitir por quilômetro pedalado ao trocar o carro pela bicicleta, segundo o Instituto Akatu.
Fonte: Revista Men's Health